
A produção cenográfica do Fundo foto Bianchi: mudanças e permanências
A série de imagens que compõe a exposição “A produção cenográfica do Fundo foto Bianchi: mudanças e permanências” faz parte do conjunto documental do Fundo Foto Bianchi. A sua exibição propõe mostrar as mudanças cenográficas praticadas durante os anos de 1910 a 1915 no interior do ateliê Foto Bianchi, em Ponta Grossa – Paraná.
Para esta exposição foram selecionados 9 negativos, que mostram as mudanças graduais dos cenários e a inserção de novos elementos na composição fotográfica. A observação dos negativos e positivos convidam o observador a contemplar e indagar sobre as vestimentas, objetos e poses presentes em determinado momento, transformando a fotografia em uma composição.
Essa exposição é resultante de parte da investigação iniciada em 2016, vinculada a projetos de extensão e de pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa e em parceria com a Casa da Memória Paraná. A pesquisa sobre o conjunto de elementos que compõem o ambiente cenográfico deste ateliê, articulado com outras fontes, tem sido objeto de estudo do projeto “Organização, diagnóstico e pesquisa dos negativos em chapa de vidro do Fundo Foto Bianchi”.
Por: Grasiele Aparecida Santos da Silva e Vitória Gabriela de Oliveira







Número 973 - Bocki - Filha (1914)

Número 1299 - Moça (1915)
